A Microprocessador encerra projeto QREN

MicroQren

No âmbito dos Sistemas de Incentivos do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, a Microprocessador – Sistemas Digitais, SA apresentou um projecto de investimento ao Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, na modalidade de Projecto Individual. 

Este projecto, a que foi atribuído o nº 581, foi aprovado em Abril de 2008 pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Factores de Competitividade.

O projecto decorreu entre Janeiro de 2008 e Abril de 2010 e foram realizadas as seguintes acções:

Na Holanda estivemos presentes nas edições de 2008 e de 2010 da Feira ‘InterTraffic’; na Polónica, em 2008, participámos na ‘Traffic Expo’ e em Espanha, no ano seguinte, na ‘Traffic’.

Em simultâneo realizaram-se onze viagens de prospecção nos mercados da Polónia, Bélgica, Grécia, Espanha e Turquia; nos dois últimos visitámos Feiras.

Podemos concluir que a estratégia elaborada e implementada resultou com ganhos muito concretos; hoje em dia a empresa e os seus produtos são reconhecidos pelo mercado em geral.

Da participação nos eventos resultaram contactos na casa das centenas distribuídos por vários mercados geográficos:

 - a empresa está comercialmente activa em todos os países da Europa, na América Latina, Médio Oriente e India.

 - foram estabelecidas com sucesso parcerias nos mercados Espanhol e Polónia, com vendas realizadas e em crescimento.

 - o mercado Polaco resultou até ao presente num volume de negócios próximo dos 890.000 Euros e o mercado Espanhol num volume de negócios superior a 1.430.000 Euros.

 - embora o mercado Espanhol não se perspective como um mercado em crescimento, para o mercado Polaco as previsões são bastante interessantes. Para 2013, o conjunto destes 2 mercados deve significar mais de 1 milhão de euros de encomendas.

 - mais recentemente foram estabelecidas parcerias no mercado Indiano, Alemanha, Áustria, Suíça, Holanda e Brasil, onde se perspectivam negócios a curto prazo.

 Aqui as expectativas são muito grandes, com especial incidência no mercado Alemão, Índia e Brasil. No seu conjunto, estes 3 mercados, poderão significar mais de 2 milhões de euros de encomendas em 2013.

Ainda no presente, outros mercados encontram-se em fase de negociação de parcerias: Colômbia, Dinamarca, Israel e Sérvia, também com boas perspectivas de desenvolvimento de negócio.

Relativamente às acções planeadas verificamos que a participação na feira ‘Intertraffic’ na Holanda é essencial e obrigatória para divulgar e reforçar a imagem e produtos da empresa. É o principal evento para divulgação e estabelecimento dos contactos. Além da primeira participação em 2008, repetida em 2010 (ao abrigo deste quadro), voltamos a participar em 2012 e tencionamos manter presença assídua estando já a ser planeada a presença em 2014.

Verificamos, também, como adequada a estratégia de participação nos eventos da Polónia e Espanha. Foi uma participação importante na abordagem destes mercados, levando a uma melhor e mais rápida concretização das parcerias de mercado. Hoje em dia já são os parceiros que, com o nosso apoio, participam nestes eventos locais.

Também muito importante, o acompanhamento sistemático dos mercados, com deslocações periódicas para apoio aos parceiros e desenvolvimento dos contactos. Uma presença contínua tem-se revelado essencial para o reconhecimento e aceitação pelo mercado.

Todas estas acções foram acompanhadas por um processo de renovação e de reforço na área de marketing: imagem forte e coerente, website especializado, catálogos e documentação de suporte em Inglês, estabelecimento de uma marca específica com uma imagem associada.

A avaliação global é bastante positiva tendo a empresa concretizado todos os objectivos principais da estratégia delineada:

 - iniciou o seu processo de internacionalização de forma sustentada;

 - penetrou nos mercados alvos e definidos como prioritários (Espanha e Polónia);

 - criou e estabeleceu-se no mercado internacional com uma imagem e produtos reconhecidos;

 - conseguiu obter encomendas e vendas com volume significativo nestes mercados;

O apoio do QREN através deste Projecto revelou-se um mecanismo muito interessante, não somente pela sua vertente financeira como também enquanto mecanismo orientador e de controlo do planeamento e acções previstas e realizadas.

A sua execução atingiu um bom nível com desvios justificados pelos ajustes da estratégia ao mercado, coerentes com a sustentação do processo de internacionalização.

Áreas de Negócio

 

Informação ao Público

Automação de Edifícios

Automação e Sistemas

 

Localização

 

Rua de Cidres, 1444

4455 – 442 Perafita

Portugal

 

Contactos

 

Tel:+351 229409000

Fax:+351 229409001

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Redes Sociais

facebook-logo  linkedin-logo

 

 

Newsletter

 
Designed by WeCreateYou