História

banner historia

A Microprocessador – Sistemas Digitais, S.A. foi fundada em 1979, por um grupo de docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que tinham como visão a inovação na área da electrónica e dos sistemas digitais.

 


 

Os primeiros trabalhos foram desenvolvidos a partir de encomendas provenientes da EDP e da indústria têxtil. Mais tarde, o desenvolvimento de dois produtos dedicados à área industrial despertam o interesse do Grupo Sonae.

Em 1984, o Grupo Sonae adquire a maioria do capital da Microprocessador, passando a Microprocessador a integrar o grupo na área de Tecnologias de Informação da Sonae. Após a agregação, a Microprocessador cresce e ganha experiência, acompanhando o ritmo de crescimento do grupo empresarial em mercados como a indústria e os serviços (distribuição, centros comerciais, imobiliária).

Em 1991, a Sonae resolve alienar as empresas que compunham esta área de negócios, focando-se nas suas principais áreas de negócio. O controlo da Microprocessador regressa aos seus principais quadros, que mantêm a aposta. A actividade da empresa não pára de crescer, mantendo uma forte actividade junto das várias empresas da Sonae que, ainda hoje, faz do Grupo Sonae uma das principais referências.

Em 1993, a procura de um parceiro tecnológico, e com peso industrial, faz com que o Grupo Efacec entre no capital da Microprocessador, chegando a deter 54.25% do capital da empresa. A Microprocessador recebe um novo impulso e expande a sua actividade para novos mercados, nomeadamente para o mercado dos Transportes. Mais uma vez, existe uma aposta clara no investimento em desenvolvimento de tecnologia própria.

A Microprocessador amadurece como empresa, adquire experiência em grandes projectos e alarga as suas referências. Durante este período, estabelece a sua delegação na zona sul e inicia a sua actividade internacional.

Em 2006, aproveitando um processo de reestruturação do Grupo Efacec, a Microprocessador autonomiza-se novamente saindo deste grupo. Novos accionistas, com presença e referência nos mercados onde a Microprocessador actua, entram no capital da Microprocessador. A estratégia e a organização são revistas e um novo impulso é gerado.

sonae

 

efacec

mp1 mp2

 

Áreas de Negócio

 

Informação ao Público

Automação de Edifícios

Automação e Sistemas

 

Localização

 

Rua de Cidres, 1444

4455 – 442 Perafita

Portugal

 

Contactos

 

Tel:+351 229409000

Fax:+351 229409001

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Redes Sociais

facebook-logo  linkedin-logo

 

 

Newsletter

 
Designed by WeCreateYou